Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos da UFPI apresentam ópera "A Vingança da Cigana"
Início do conteúdo da página

Alunos da UFPI apresentam ópera "A Vingança da Cigana"

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Pela primeira vez no Brasil, a ópera "A Vingança da Cigana" será apresentada no Palácio da Música, no dia 1º de julho, às 11 horas, pelos alunos de canto da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  É a primeira vez também que há uma montagem completa de uma obra desse estilo, com figurinos e cenários também realizados pelos alunos de Canto da UFPI, em colaboração com alunos de Artes Visuais, num trabalho de conjunto do Departamento de Música e Artes Visuais.

A Vingança da Cigana será apresentada no PALÁCIO DA MÚSICA, no centro de Teresina, Piauí, no dia 01 de JULHO de 2012, domingo, às 11h, no projeto Música após a Missa, com entrada franca. Senhas serão distribuídas no local, uma hora antes da apresentação. Ópera em um ato, do português Antônio Leal Moreira e do brasileiro Domingos Caldas Barbosa, datada de 1794, A Vingança da Cigana foi a primeira ópera composta em português de que se tem registro. O manuscrito, que se encontra na Biblioteca Nacional de Lisboa, em Portugal, foi recentemente editado pelo Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS) da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. João Berchmans Carvalho Sobrinho.

Os cantores nesta montagem estão sob as coordenações das Professoras Deborah Moraes Gonçalves de Oliveira (VOZ E CENA) e Daniela Cabezas (PIANO).

Divertido drama jocó-serio, conta a história de oito personagens de classe média-baixa que se cruzam na região ribeirinha, em Lisboa. Contextualizado na época em que foi escrito, o texto aborda as relações entre classes, raças, profissões e namorados no final dos século XVIII. É interessante notar a influência da cultura afro-brasileira no texto de Caldas Barbosa e apresença do lundu e da modinha na música de Leal Moreira.


A Vingança da Cigana foi composta para a reinauguração do Teatro São Carlos, em Lisboa,em 1794, depois de ter sido totalmente destruído no terremoto que abalou aquela cidade em 1755. Leal Moreira foi convidado para ser Diretor e tentou inserir obras em Português num contexto de forte domínio da ópera Italiana. Além dessa obra, a dupla Moreira-Barbosa compôs também em português, no mesmo período, "A saloia enamorada ou o remédio é casar".

O Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI vem desenvolvendo semestralmente um trabalho de concertos, recitais e montagens de musicais e óperas com cantores, orquestra, piano, violão, grupo de cordas e demais músicos, numa forma de divulgação da arte erudita no Piauí. Dentre esses trabalhos estão a ópera Dido and Aeneas de Henry Purcell, a opereta Uma Véspera de Reis, de Libânio Colás, o oratório Magnificat de J. S. Bach, The Phantom of the Opera, de Andrew Lloyd Weber, cujas direções vocais e cênicas foram da Professora Deborah Oliveira, além de diversas obras instrumentais realizadas pelos alunos de piano coordenados pelas Professoras Bruna Maria Vieira e Daniela Cabezas, e pela Orquestra de Câmara da UFPI coordenada pelo atual Coordenador do Curso de Música, Prof. Cássio Martins.

Os cantores nessa data serão: Luana Campos (CIGANA), Késsia Lopes (LAMBISCA), Gildomar Oliveira (GRILO), Lucas Coimbra (M. PIERRE), Edivan Alves (TARELO), Francisco Pereira (CAZUMBA), Marcos Vinícius (CHIBANTE), Juliana Lima (CAMILA).

A partir dessa edição, desenvolveu-se a montagem da ópera completa no Departamento de Música e Artes Visuais da mesma instituição.

Fim do conteúdo da página